Não precisa ser um gênio ou um ativista dos direitos dos animais pra saber que ter animais em circos não dá certo, ou melhor, não é certo. Diferentemente de laboratórios e matadouros, que quase ninguém sabe o que se passa lá dentro, os circos com animais são espetáculos de tortura e maus tratos públicos.
Basta passar perto de um circo pra ver que os animais ficam acorrentados, ou em jaulas tão pequenas que mal conseguem ficar de pé. Os poodles que na hora do show vestem saias de bailarinas, passam o dia inteiro em gaiolinhas ou ensaiando exaustivamente.

Eu nunca gostei de circo, nem quando era criança. Minha mãe me levou uma vez e lembro de ter odiado aquele lugar. Não pela crueldade com os animais, mesmo porque aos 5 anos de idade eu não sabia que aquele elefante sofria. Mas sabia que o lugar dele não era no picadeiro, pois ele cagou ali, bem na minha frente e lembro que meu algodão doce ficou com cheiro de merda. Depois desse dia eu não podia ver palhaço que começava a chorar. Acho estranho adultos rindo e mostrando aos seus filhos como a boca do leão é grande. São espetáculos da era medieval, quando não existia televisão, informação e conscientização.

Além de Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul que proíbem no Estado inteiro, essa são as ÚNICAS cidades que também não permitem animais em circos:
Florianópolis
Blumenau
Itajaí
Jaraguá do Sul
Joinville
Videira
Joaçaba
Camboriú
Chapecó
Curitiba
Ponta Grossa
São José dos Pinhais
Maringá
Foz do Iguaçú
Tangará da Serra
Campo Grande
Sete Lagoas
Poços de Caldas
Santos Dumont

Alguns circos que NÃO exploram animais em suas apresentações:
Cia Clawnesca Cara Melada
Cia Pavanelli
Circo da alegria
Circo Dança Teatro Intrépida Trup
Circo Girassol
Circo Mínimo
Circo Navegador
Circo Spacial
Circo Teatro Musical Furunfunfum
Circo Trapézio
Circo Vox
Circdélico
Cirque Ahbaui
Parlapatões, Patifes & Paspalhões
Sply
Up-Leon
Circo Popular do Brasil
Circo Gran Bartholo
Trupe Sapeka

Circos que EXPLORAM animais:
American Country Circu
Big Circo Mundial
Circo Di Napoli
Circo Bartholo
Circo Beto Carrero
Circo Bim Bobo
Circo da Romênia
Circo de Roma
Circo Hatari
Circo Koslov
Circo Garcia
Circo Imperial do México
Circo Moscow
Circo Real da Espanha
Circo Rodeio Búfalo
Circo Stankowich
Circo Super Star
Circo Tradição
Circo Vostock
Washington Circus

O que se pode fazer contra essa palhaçada?

Denuncie, chame a polícia e faça um TC (cite o Art. 32 da Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605/98) onde há lei que proíba. Caso essa lei não exista em seu município, pressione os políticos a promulgá-la. Recolha uma lista de assinaturas em papel com nome, endereço e RG, e entregue-o à Câmara dos Vereadores.
Boicote todo e qualquer evento que envolva exploração animal.Divulgue e informe aqueles que ainda não tem consciência do abuso contra animais.Assine e repasse o abaixo-assinado pelo fim do uso de animais em circo.
Fontes:

PEA Projeto Esperança Animal
WSPA Sociedade Mundial de Proteção Animal






 

Category: | 0 Comments