Você já imaginou ser forçado a comer cerca de 12kg de macarrão em um único dia? Você já imaginou ficar preso num espaço minúsculo onde você nem pode se mexer, e ainda, ter seus pés pregados ao chão para evitar que você se mova?
Essa é uma realidade para os gansos que são criados para a fabricação do Foie Gras, ou conhecido como Patê de Fígado de Ganso.
Esses animais são obrigados a comerem cerca de 3,5kg de ração em um único dia para que seus fígados inchem e aumentem monstruosamente para a fabricação do Patê. Um ganso que come 3,5kg de ração, seria a mesma coisa se uma pessoa ingerisse 12kg de macarrão num único dia.
A alimentação
A alimentação forçada é feita da seguinte forma: o empregado segura o pescoço do ganso e introduz um cano com cerca de 30cm de comprimento na garganta do animal. Nesse momento, toda a comida é lançada diretamente no interior do ganso. E assim acontece com todos os animais do criadouro.
A ração ingerida por eles é composta de milho cozido e gordura de porco.
A crueldade
Cerca de 10 milhões de gansos e patos passam por essa crueldade todos os anos em diversos países.
Depois de 4 semanas de alimentação forçada, os animais estão prontos para o abate. Seus fígados estão inchados em cerca de 6 à 12 vezes se comparado com o tamanho normal.
O patê depois de pronto é vendido nos supermercados por um preço altíssimo e as pessoas com um alto poder econômico acham gostoso comer este tipo de alimento. É possível achar gostoso um alimento cheio de crueldade?

Segundo o cardiologista Dr. David T. Nash, o Patê de Fígado de Ganso é composto por 85% de gordura, ou seja, é altamente prejudicial para o colesterol.
Além de não ser saudável, é um produto cheio de crueldade.
A proibição
A comercialização de foie gras foi proibida em algumas cidades, como Chicago, nos Estados Unidos. Lá, já há um mercado paralelo de fígado de ganso, numa bizarra repetição em pequena escala dos tempos da Lei Seca. A multa para os gourmets que burlam a lei vai de 250 a 500 dólares. A Califórnia já marcou data para o banimento (2012), e diversos outros estados consideram seguir o mesmo caminho. A repressão vem causando um novo fenômeno, a produção de cópias fajutas da iguaria. Alguns chefs americanos tentam reproduzir o sabor e a textura do foie gras usando ingredientes como fígado de frango, trufas e até mesmo tofu. A técnica politicamente correta foi apelidada de faux gras, um trocadilho com a palavra "faux", que significa falso em francês. A técnica, claro, é considerada ridicule pelos chefs mais tradicionalistas. (Revista Exame - 06/09/2007)
BOICOTE RESTAURANTES QUE VENDEM FOIE GRAS.
NÃO INCENTIVE A PRÁTICA DESTA CRUELDADE.
0 comments to “Foie Gras”